Personalize o site:
Flores Fundo Branco Ipatingao Parque Ipanema Fundo Cinza
busca
Fechar [X]    ..:: Acesse nosso WebMail ::..

 @camaraipatinga.mg.gov.br

   
Tamanho do texto -   Diminui Fonte   AumentaFonte
Ademir Cláudio Dias Saiba mais sobre Ademir Cláudio Dias
<< Voltar

Foto verador $vereador

Data Nascimento:02/06/1952
Naturalidade:Pedra Bonita/MG
Telefone:(31) 3829-1237
E-mail:ademirclaudio@camaraipatinga.mg.gov.br

Ademir Cláudio nasceu em Pedra Bonita/MG, no dia 02 de junho de 1952.

 

Seu pai, João Fidelis, era tropeiro. E sua mãe, Maria da Cruz Dias, dona-de-casa.

 

Terceiro filho numa casa de cinco irmãos (duas mulheres e três homens), Ademir foi educado desde criança na fé católica. Seus pais lhe ensinaram ainda no colo a amar ao próximo, temer a Deus e dar valor à família.

 

Estudioso, aos 13 anos Ademir mudou-se para o Seminário Nossa Senhora de Lourdes, em Eugenópolis/MG, onde concluiu o ensino médio. Posteriormente, mudou-se para o Seminário Santo Afonso, situado em Aparecida/SP, onde estudou Filosofia, Pedagogia e Psicologia e deu os seus primeiros passos na área da evangelização, ajudando num programa de rádio.

 

Faltando seis meses para se formar, em meados de 1977, Ademir optou por voltar a viver com os pais, agora em Divino de Carangola/MG. Seis meses depois, atraído pela possibilidade de conquistar um emprego em Ipatinga/MG, Ademir Cláudio veio morar na cidade, onde viveu por um tempo com uma família de amigos. Logo, já era responsável pelo setor de recrutamento na Empresa Construtora Vale do Aço (Convaço), onde trabalhou por 18 anos.

 

Também foi professor de educação religiosa no Colégio Tiradentes e na Rede Municipal de Ensino. Mais adiante, assumiu importantes cargos na Câmara Municipal de Ipatinga e nas Secretarias Municipais de Assistência Social, Governo e Desenvolvimento Econômico.

 

Em 2012, eleito com 2.675 votos, Ademir tornou-se vereador em Ipatinga. Sendo reeleito em 2016 com 2.678 votos, pelo Partido Republicano da Ordem Social.

 

Em seu mandato, Ademir já teve importantes leis sancionadas, entre elas se destacam: a instituição da Semana de Combate à Pedofilia em Ipatinga; a implantação de cota de taxis para pessoas com deficiência; e o título de Utilidade Pública à Comunidade Aliança João Paulo II.

 

A Comunidade Aliança João Paulo II é um capítulo a parte na vida de Ademir, que viu a instituição nascer através de um grupo de oração. Esse grupo cresceu e se tornou uma associação que desenvolve diversos trabalhos com a comunidade.

 

Como vereador, Ademir tem contribuído nas discussões e nos encaminhamentos que valorizem e garantam direitos no âmbito das políticas publicas da Assistência Social, Educação e Saúde, sendo membro de duas importantes comissões na Câmara de Ipatinga: Saúde e Finanças.

 

Atender aos munícipes e escutar as suas demandas e sugestões para melhoria da qualidade de vida da população e do espaço urbano é prioridade para Ademir e sua equipe de trabalho. Por sua atuação parlamentar, Ademir foi condecorado, em agosto de 2013, com a Medalha Tiradentes. Já em maio de 2016, o vereador recebeu a Medalha “JK Realizadores”.

 

 

Ademir também atua em parceria com as comunidades terapêuticas de recuperação de dependentes de substâncias psicoativas Rios de Água Viva e Fazenda Água Viva, ambas fundadas com sua ajuda e hoje referência na luta contra as drogas em toda região.


Início Fim Partido Votos
01/01/2013 31/12/2016 DEM2675
01/01/2017 31/12/2020 Pros2678

Total de mandatos: 2


Comissão Início Fim Função
COMISSÃO DE SAÚDE PÚBLICA, TRABALHO E BEM-ESTAR SOCIAL 02/01/2017 31/12/2018 Relator
COMISSÃO DE FINANÇAS, ORÇAMENTO E TOMADA DE CONTAS 01/01/2017 31/12/2018 Relator

Total de comiss�es: 2

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

Projetos de autoria do vereador Ademir Cláudio

 

PROJETO DE LEI Nº 096/2014 - Altera a Lei de nº 1.913, de 25/04/2002. Os artigos 1º e 2º da Lei de nº 1.913, de 25 de abril de 2002 passam a viger com a seguinte redação: Fica declarada de utilidade pública a Associação dos Produtores Rurais de Laticínios das Cidades que Englobam a Região Metropolitana do Vale do Aço e do Colar Metropolitano – Aprova, entidade com personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos e com sede e foro na cidade de Ipatinga.

STATUS: APROVADO

 

PROJETO DE LEI Nº 079/2014 - Dispõe sobre a utilização de espécimes vegetais definidos pelo paisagista Roberto Burle Marx, ao executar-se a recomposição de vegetação. Fica obrigatória a utilização dos espécimes vegetais definidos no projeto do paisagista Roberto Burle Marx, ao executar-se a recomposição de vegetação na área abrangida pelo referido projeto paisagístico, no âmbito do Município de Ipatinga. O Poder Executivo providenciará para que o Viveiro Municipal mantenha um estoque de mudas dessas plantas para plantio ou reposição.

STATUS: APROVADO

 

PROJETO DE LEI Nº 022/2014 - Declara de Utilidade Pública a Comunidade Aliança João Paulo II. Fica declarada de utilidade pública a Comunidade Aliança João Paulo II, entidade com personalidade jurídica de direito privado, de assistência social, cultural e educativa, sem fins lucrativos e econômicos, com sede e foro na cidade de Ipatinga, Estado de Minas Gerais.

STATUS: APROVADO

 

PROJETO DE LEI Nº 174/2013 - Consagra o dia 8 de março como o Dia Municipal da Imprensa e dá outras providências. Fica o dia 8 de março consagrado como "Dia Municipal Da Imprensa", para celebrar a importância do trabalho dos profissionais de imprensa de todas as áreas em nosso município. O "Dia Municipal Da Imprensa" será comemorado, anualmente, a partir da promulgação desta Lei, em 8 de março, em memória dos profissionais de imprensa Rodrigo Neto de Faria e Walgney de Assis Carvalho, assassinados respectivamente em 8 de março de 2013 e 14 de abril de 2013. Fica criado o Monumento à Imprensa a ser edificado na Praça dos Três Poderes, no Centro de Ipatinga, em local a ser delimitado pelo setor competente da municipalidade. A peça será construída em aço inox, aço rústico e pedra bruta de granito conforme desenho demonstrado no Anexo I desta Lei, representando os Profissionais de Imprensa e sua luta diária pela rapidez, precisão e transparência da informação nos jornais, rádio, televisão e rede mundial de computadores. O projeto, a construção e instalação do Monumento de que trata o artigo anterior dar-se-á sem ônus para os cofres públicos.

STATUS: APROVADO

 

PROJETO DE LEI Nº 164/2013 - "Altera a Lei nº 3.233 de 04 de outubro de 2013, que "Institui a Semana Municipal de Combate à Pedofilia." A Lei nº 3.233, de 04 de outubro de 2013, passa a viger com a seguinte redação: 1º Fica instituída, no âmbito do Município de Ipatinga, a "Semana Municipal de Combate à Pedofilia", a ser realizada, anualmente, nos dias 18 a 24 de maio. A data ora instituída passará a constar do Calendário Oficial de Eventos do Município. A "Semana Municipal de Combate à Pedofilia" terá por objetivos: I - conscientizar a população a respeito dos males extremos e danos avassaladores que a Pedofilia traz para o abusado sexualmente, família e a sociedade em geral; II - sensibilizar as autoridades e os diversos segmentos da sociedade quanto à necessidade de uma união de esforços no sentido de realizar uma força-tarefa para combate à Pedofilia; III - realizar campanhas preventivas junto à sociedade, visando divulgar ações de prevenção, de forma a impedir que crianças e adolescentes sejam vítimas dessa prática criminosa; IV - lutar pela implantação e desenvolvimento de políticas públicas que visem conter a Pedofilia; V - incentivar a população a denunciar os casos de abuso sexual diante de qualquer indício, através do telefone "Disque 100". Durante a "Semana Municipal de Combate à Pedofilia" serão desenvolvidas campanhas diversas, buscando conscientizar e envolver a população na luta contra a Pedofilia, podendo ser realizados, para a obtenção de resultados mais efetivos e abrangentes. Fica a Secretaria Municipal de Educação responsável por inserir, no planejamento escolar, abordagem didática referente à prevenção da exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, de forma a prevenir e orientar os alunos, professores e pais.

STATUS: APROVADO

 

PROJETO DE LEI Nº 117/2013 "Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de bicicletário nos shopping centers, hipermercados e seus congêneres e dá outras providências".Fica obrigatória a destinação de área exclusiva para o estacionamento de bicicletas nos estacionamentos dos shoppings centers, hipermercados e seus congêneres. A área de que trata o caput deste artigo deverá corresponder a 5% (cinco por cento) do total de vagas destinadas para automóveis, sem prejuízo do número de vagas existentes, resguardadas no mínimo 20 (vinte) vagas para bicicletas. A implantação do bicicletário será totalmente custeada pelo empreendedor do estabelecimento.

STATUS: APROVADO

 

PROJETO DE LEI Nº 116/2013 - "Institui a Semana Municipal de Combate à Pedofilia". Fica instituída, no âmbito do Município de Ipatinga, a "Semana Municipal de Combate à Pedofilia", a ser realizada, anualmente, nos dias 18 a 24 de maio.A data ora instituída passará a constar do Calendário Oficial de Eventos do Município.

STATUS: APROVADO

 

PROJETO DE LEI Nº 35/2013 - "Institui, no Município de Ipatinga, o serviço de transporte individual de passageiros com mobilidade reduzida”. 1º Fica instituído, no âmbito do Município de Ipatinga, o serviço de transporte individual de passageiros com mobilidade reduzida.

STATUS: APROVADO

 

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 24/2014 – Fica concedida a Medalha Jamil Selim de Salles ao Senhor José Maria de Oliveira.

STATUS: APROVADO

 

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº  32/2013 – Fica concedido o Título de Cidadão Honorário do Município de Ipatinga ao Senhor Arcanjo Evangelista Pascoal.

STATUS: APROVADO

 

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº  29/2013 - Fica concedida Medalha do Mérito Legislativo ao Padre Efraim Solano Rocha.

STATUS: APROVADO

 

 

Projetos de autoria conjunta

 

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 24/2013 - Altera e revoga dispositivos da Resolução nº 470, de 25 de maio 2007.

 

PROJETO DE LEI Nº 160/2013 - Altera dispositivos da Lei Municipal nº 2.304, de 29 de maio de 2007.

 

 

 

Principais Requerimentos, Indicações e Moções

 

•    Moção de aplausos à Sra. Margareth de Fátima Fonseca, em razão da significativa contribuição para a imprensa do Vale do Aço e ainda em função dos mais de 18 anos de serviços de destaque junto à TV Cultura Vale do Aço.

•    Moção de Aplausos ao Sr. Edvânio Rosa Carneiro, tenente coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, pelos relevantes serviços prestados a Ipatinga e toda região do Vale do Aço.

•    Moção de Aplausos à Sra. Maria Alminda de Costa Guimarães, chefe da Assessoria Técnica da Câmara de Ipatinga, pelos importantes trabalhos prestados ao município.

•    Moção de Aplausos ao Sr. Luciano José de Araújo, em razão do trabalho realizado frente à FIEMG.

•    Moção de Aplausos à Sra. Ione de Morais Tofanelli, em razão da incansável luta em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes de Ipatinga

•    Moção de Aplausos à Diretora Acadêmica da Faculdade de Medicina de Ipatinga e médica Dra. Vera Lúcia Venâncio de Gaspar, pelos trabalhos prestados juntos à comunidade e frente à Faculdade de Medicina de Ipatinga.

•    Moção de Aplausos ao Diretor da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, o Sr. Tenente Adão os Anjos, pelos trabalhos prestados.

•    Moção de Aplausos ao Diretor do Hospital Márcio Cunha (HMC) Dr. José Carlos de Carvalho Gallinari, pelos trabalhos prestados.

•    Moção de Aplausos ao Sr. Cléber Oliveira Dias, pelo trabalho artístico que vem sendo realizado em nossa região há quase 65 anos, estendendo os presentes aplausos a todos os artesãos do município.

•    Moção de Aplausos à Sra. Mary Sueli Martins Pereira, em razão da incansável luta contra à pedofilia.

•    Requer Audiência pública sobre a temática Combate à pedofilia, visando proporcionar um debate sobre a prevenção do abuso sexual contra crianças e adolescentes.

•    Indica ao Executivo a abertura de acesso com passagem elevada junto ao canteiro central na Avenida Monteiro Lobato, próximo ao nº 122 no bairro Cidade Nobre.

•    Indica ao Executivo a alteração do ponto de ônibus situado em frente ao nº122 no Bairro Cidade Nobre.

•    Indica ao Executivo a iluminação da Praça “José Jorge Chain”, localizada entre as ruas Cambebas e Guaianases – próxima a Escola Municipal Altina Gonçalves e Pizzaria Dona Dora, no Bairro Iguaçu.

•    Indica ao Executivo a instalação de faixas delimitadoras de espera em frente aos elevadores da Câmara Municipal de Ipatinga.

•    Indica ao Executivo a instalação de um redutor de velocidade na Rua Lírio do Vale, próximo ao nº 188, no Bairro Esperança.

•    Indica ao Executivo a reestruturação do Cemitério Parque Senhora da Paz.

•    Indica ao Executivo a reconstrução da rede de esgoto, situada próxima ao nº 41, atrás da Rua Pelicano, no Bairro Vila Celeste.

•    Indica ao Executivo a alteração do fluxo de veículos na Rua Ametista, implantando sentido obrigatório entre a Avenida Brasil e a Rua Pedra Bonita, no Bairro Iguaçu.

•    Indica ao Executivo o calçamento e a instalação de rede de esgoto no Beco do Golfinho, localizado no Bairro Forquilha.

•    Indica ao Executivo a revitalização do logradouro público localizado entre as Ruas Basalto, Tacape e Potiguar, no Bairro Iguaçu, construindo-se uma praça pública.

•    Indica ao Executivo a necessidade de se determinar ao setor competente desta municipalidade a instalação, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social, de um aparelho telefônico 0800 para atendimento à mulher vítima de agressões.

•    Indica ao Executivo a instalação de redutor de velocidade na Rua Jaspe, próximo ao nº 295, no Bairro Iguaçu.

•    Indica ao Executivo a instalação de semáforo e faixa de pedestres na rotatória situada em frente ao Estádio Lamegão, no Parque Ipanema.


Mapa do Site  PRAA DOS TRES PODERES, S/N | CENTRO | IPATINGA | MG - CEP: 35160 011 - FONE: (31) 3829 1200 | FAX: (31) 3829 1240