Personalize o site:
Flores Fundo Branco Ipatingao Parque Ipanema Fundo Cinza
busca
Fechar [X]    ..:: Acesse nosso WebMail ::..

 @camaraipatinga.mg.gov.br

   
Tamanho do texto -   Diminui Fonte   AumentaFonte
Maio Roxo terá atividades informativas sobre Doenças Inflamatórias Intestinais Publicado em 14/05/2018
<< Voltar
Maio Roxo terá atividades informativas sobre Doenças Inflamatórias Intestinais

Os portadores de doenças inflamatórias intestinais terão um dia especial em Ipatinga para divulgação e esclarecimentos quanto às enfermidades. O evento, que acontecerá na próxima quarta-feira (16), faz parte da Semana de Conscientização e Orientação sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais, que integra o Calendário Oficial de Eventos do Município.


As atividades terão dois momentos distintos no mesmo dia. Das 13 às 18h, distribuição de panfletos e materiais informativos sobre as doenças na Praça 1º de Maio, no Centro. Já às 19h, palestra com o tema “Conhecendo as Doenças Inflamatórias Intestinais” e o Encontro de Pessoas com Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa do Vale do Aço, que acontecerá no plenário da Câmara Municipal. Os eventos são todos gratuitos e abertos ao público em geral, contando com a participação de profissionais e estudantes da área da saúde e pacientes com DII’s.


A Semana de Conscientização e Orientação sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais foi instituída pela Lei Municipal nº 3.751/17, de iniciativa do vereador José Geraldo de Andrade. As atividades em Ipatinga são realizadas pela Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais (ALEMDII).


Júlia Gonçalves Araújo, presidente da Associação, esclarece que as Doenças Inflamatórias Intestinais podem ser divididas em dois grupos principais: a Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn. “Estas enfermidades são condições crônicas, autoimunes e de causas ainda não totalmente conhecidas. Acredita-se que pode ser desencadeada por uma interação entre predisposição genética, fator ambiental e bactérias intestinais”, explicou.


Ainda segundo a presidente da ALEMDII, o sistema imunológico das pessoas com doença inflamatória intestinal responde exacerbadamente, atacando o próprio tecido e causando inflamações. As DII’s compreendem patologias que têm como característica o surgimento de processo inflamatório no sistema digestório, principalmente os intestinos delgado e grosso.


Os sintomas gastrointestinais típicos das DII’s incluem diarreia, sangue nas fezes, cólicas abdominais entre outros. Alguns pacientes podem apresentar, além dos sintomas gastrointestinais, Manifestações Extraintestinais (MEI). Os órgãos mais afetados pelas MEI são a pele, articulações, olhos e o fígado.

 

MAIO ROXO

Em 2010, nos Estados Unidos da América, durante a Digestive Disease Week, foi criado o WORL IBD Day (Dia Mundial da Doença Inflamatória), liderado por organizações de pacientes representando mais de 50 países nos cinco continentes e coordenado pela Federação Europeia das Associações de Crohn e Colite Ulcerativa (EFCCA).


Desde então, representantes de diversas cidades do Brasil, unidos com as Associações de Pacientes com Doença de Crohn e Colite Ulcerativa ao redor do mundo, utilizam o mês para a Campanha Maio Roxo.




Mapa do Site  PRAA DOS TRES PODERES, S/N | CENTRO | IPATINGA | MG - CEP: 35160 011 - FONE: (31) 3829 1200 | FAX: (31) 3829 1240