Personalize o site:
Flores Fundo Branco Ipatingao Parque Ipanema Fundo Cinza
busca
Fechar [X]    ..:: Acesse nosso WebMail ::..

 @camaraipatinga.mg.gov.br

   
Tamanho do texto -   Diminui Fonte   AumentaFonte
Aprovado projeto de lei que institui semana informativa e de prevenção à endometriose Publicado em 20/03/2018
<< Voltar
Aprovado projeto de lei que institui semana informativa e de prevenção à endometriose

Na semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher (8 de março), Ipatinga terá em seu calendário oficial de eventos a Semana Municipal de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose. Projeto de lei que trata do assunto foi aprovado em primeira votação na tarde desta terça-feira (20), durante reunião ordinária realizada pela Câmara Municipal de Ipatinga.


A endometriose é uma doença inflamatória que ataca o tecido (mucosa) que reveste a parede interna do útero. Entre os sintomas está cólica menstrual que, com a evolução da doença, aumenta de intensidade e pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais. As portadoras da doença, que também causa a infertilidade, podem ainda ser acometidas de dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação.


Um dos objetivos do projeto de lei, de autoria do vereador Masinho, é promover a divulgação de ações preventivas, terapêuticas reabilitadoras e legais relacionadas à endometriose. Conscientizar as portadoras da doença para busquem o melhor tratamento oferecido logo no início dos sintomas é também objetivo da proposição.


Em seu artigo 3º, o PL 24/2018 estabelece que o Poder Executivo, durante a Semana Municipal de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose, deverá providenciar os meios necessários à divulgação dos esclarecimentos sobre a doença à população. O trabalho de comunicação será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, com ênfase no atendimento oferecido às mulheres e à possível infertilidade causada pela endometriose.


Outros

Também foram aprovados na reunião desta terça-feira os seguintes projetos: 019/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de sinalização de piso tátil nas dependências dos órgãos públicos municipais, para possibilitar a acessibilidade da pessoa com deficiência visual - Autoria: Ademir Cláudio; 022/2018 , que dispõe sobre a implantação de medida de informação e proteção à gestante e parturiente contra a violência obstétrica - Autoria: Lene Teixeira; 026/2018 , que inclui, no Calendário Oficial de Eventos de Ipatinga, o Dia Municipal de Prevenção das Doenças Renais - Autoria: Rogerinho; 027/2018, que declara de utilidade pública a Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço - Autoria: Adiel Fernandes; além de projetos que tratam de denominação de ruas e prédios públicos.




Mapa do Site  PRAA DOS TRES PODERES, S/N | CENTRO | IPATINGA | MG - CEP: 35160 011 - FONE: (31) 3829 1200 | FAX: (31) 3829 1240