Câmara ganha iluminação especial durante Outubro Rosa Publicado em 06/10/2017
Câmara ganha iluminação especial durante Outubro Rosa

A Câmara Municipal de Ipatinga recebeu neste mês uma iluminação extra na cor rosa em alusão à campanha nacional contra câncer de mama. Denominada Outubro Rosa,  a campanha ganha anualmente  a adesão de outras instituições públicas e privadas em todo o país.

A história do Outubro Rosa remota ao ano de 1990, quando o laço cor-de-rosa, lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, e hoje símbolo da campanha, foi distribuído aos participantes da primeira corrida pela cura, realizada na cidade de Nova York, Estados Unidos.

Desde então, o movimento ganhou força em todo o mundo. A ação de iluminar prédios públicos, pontes, teatros, entre outros, passou a ser aderida em diversos países. No Brasil, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, na cidade de São Paulo, foi o primeiro a ser iluminado na cor rosa, em 2002. Essa iniciativa se espalhou pelo Brasil.

Para o presidente da Câmara, vereador Nardyello Rocha, o mais importante é despertar a atenção da sociedade quanto ao problema do diagnóstico tardio do câncer de mama.

"A Câmara de Ipatinga apoia esta causa, o diagnóstico precoce pode salvar vidas. A luz rosa em frente ao prédio da instituição visa fortalecer e chamar a atenção da população para também se envolver na campanha, compartilhar informações e incentivar mulheres e homens a se cuidarem".