Personalize o site:
Fundo Branco Ipatingao Parque Ipanema Flores Fundo Cinza
busca
Fechar [X]    ..:: Acesse nosso WebMail ::..

 @camaraipatinga.mg.gov.br

   
Tamanho do texto -   Diminui Fonte   AumentaFonte
Eleição da Câmara Mirim 2017 movimenta alunos de Ipatinga Publicado em 03/10/2017
<< Voltar
Eleição da Câmara Mirim 2017 movimenta alunos de Ipatinga

A Eleição da Câmara Mirim de Ipatinga acontece nesta quarta-feira (4) e movimenta o meio estudantil. Um total de 37 escolas das redes pública e particular participam do processo. São em média 10.500 eleitores e 151 candidatos.

 

A votação tem início às 7h30 e se estende até as 17 h, em todas as escolas participantes. Estão aptos a votar os alunos que estejam cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, que poderão votar nas dependências de sua escola, no entanto é permitido votar em candidatos de outras instituições de ensino. O maior colégio eleitoral é a Escola Municipal Artur Bernardes, com 731 alunos aptos a votar, seguido do Colégio São Francisco Xavier, com 593 eleitores.

 

Serão eleitos 76 vereadores mirins, a legislatura de dois anos é dividida em quatro mandatos com duração de seis meses, sendo cada um deles composto por 19 jovens parlamentares. Para a campanha, cada candidato inscrito recebeu mais de mil santinhos. Na peça de divulgação, constam foto e número do candidato (a), além da sua biografia e propostas. Na porta de cada sessão eleitoral, será afixada uma lista com os nomes e números de todos os candidatos.

 

Todo processo eleitoral está sendo acompanhado técnicos da Câmara de Ipatinga. Servidores trabalharão como mesários e estarão encarregados na instalação da seção, na condução das votações e no encerramento do pleito. A apuração será feita no plenário da Câmara de Ipatinga, com início previsto para as 17h30, e, aproximadamente às 19 h, deverá ser divulgado o resultado.

 

Autor do projeto que instituiu a Câmara Mirim em Ipatinga, o presidente da Câmara, vereador Nardyello Rocha, fala sobre a importância desse trabalho.

 

“A Câmara Mirim é uma realidade mais do que regional, tendo inclusive uma importância em nível nacional, pois foi base para a implantação de projetos semelhantes em várias cidades de Minas Gerais e do país. Os vereadores mirins são, sem dúvida alguma, o orgulho para o Legislativo e para a nossa cidade”, ressalta o vereador e ainda enfatiza “o sucesso do projeto é fruto de um esforço conjunto dos vereadores, servidores em geral e o apoio irrestrito das escolas, sejam elas públicas ou privadas”.

 

O parlamentar ainda ressalta que “esta nova eleição representa, principalmente em um momento de muita reflexão política no país, um novo ciclo para a vinda de jovens cidadãos que farão a diferença no amanhã. A participação das famílias também nos alegra muito, fazendo uma corrente perfeita entre o poder público, a escola e a família”, finaliza Nardyello.

 

Toda a coordenação das eleições é feita pela equipe técnica do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara de Ipatinga. O processo eleitoral iniciou ainda no início do ano, quando o vereador Nardyello Rocha assinou regulamento eleitoral da Câmara Mirim e, a partir daí, foram realizadas reuniões com secretário de educação, Superintendência Regional de Educação, diretoras de todas as escolas, justiça eleitoral, dentre outras ações, a fim de viabilizar todos os procedimentos necessários para a realização da eleição.  

 

 

 

 



Para receber notícias da Câmara de Ipatinga em seu e-mail clique AQUI.

Cadastre-se e receba emails da Câmara Municipal de Ipatinga.













Mapa do Site  PRAA DOS TRES PODERES, S/N | CENTRO | IPATINGA | MG - CEP: 35160 011 - FONE: (31) 3829 1200 | FAX: (31) 3829 1240