Audiência “Desmonte da Previdência Social” coloca em debate a perda de direitos sociais Publicado em 11/05/2017

Na próxima segunda-feira (15), às 14h, a Câmara Municipal de Ipatinga realiza um debate sobre os impactos que a reforma da Previdência já estaria causando nos serviços e benefícios previdenciários antes mesmo de ser aprovada. A audiência pública “Desmonte da Previdência Social” foi requerida pela vereadora Lene Teixeira (PT).

Portarias e medidas provisórias editadas este ano pelo Governo Federal, segundo técnicos da área, promoveram mudanças no sistema de concessão de benefícios como auxílio doença, aposentadoria por invalidez e auxílio maternidade. Elas também afetam aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ligado à Assistência Social.

Lene Teixeira (PT) explica que a promoção do debate é uma forma das pessoas tomarem conhecimento a respeito do desmonte do Serviço Social e da Reabilitação Profissional do INSS. “São mudanças drásticas que vêm ocorrendo, por exemplo, na forma como são realizadas as perícias nos segurados que recebem benefícios por incapacidade e na entrega dos resultados”, disse a parlamentar.

A audiência pública terá como palestrantes Lindolfo Fernandes de Castro, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado de Minas Gerais, e Marco Aurélio Costa Perdigão, assistente social do INSS, Agência da Previdência Social de Ipatinga. O evento é aberto ao público em geral. Estudantes poderão solicitar certificado de participação.